Visão Sistêmica na Contratação Pública




INTRODUÇÃO

A aquisição de bens e serviços, materiais, equipamentos, obras civis, alienações e locações, devem ser precedidos de um processo licitatório. Porém, existem algumas exceções como a Inexigibilidade e Dispensa de licitação.

Que procedimento deve ser adotado para que o processo de contratação resulte em sucesso ou fracasso?

O processo de contratação na Administração Pública é complexo e determinante nos resultados de uma gestão, que pode ser positivo ou negativo dependendo da tomada de decisão pelos seus gestores. Esse processo reflete de forma notável na eficiência da administração. Nesse sentido, analisando o processo de contratação Castro (2010, p.09) afirma que:

Para obter maior eficiência, é necessário que a organização pública adote uma visão sistêmica no processo de contratação. A visão sistêmica leva em conta os diversos fatores organizacionais que contribuem para o sucesso das contratações. Os principais fatores que influenciam as contratações são o planejamento, o orçamento, a política de estoques adotada e os elementos constitutivos de qualquer organização (estrutura organizacional, processos de trabalho, tecnologia e pessoas).


Assim, considerando o exposto, essa resenha se propõe em analisar a visão sistêmica do processo de contratação na administração pública. Bem como, avaliar os fatores que têm influído no sucesso ou no fracasso desta mesma administração.

  
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
Num processo de contratação é imprescindível à valorização das pessoas que operam o sistema. É o “capital humano” que forma a estrutura organizacional, e trabalha na implementação das novas tecnologias.

A visão sistêmica do processo de contratação pode ser explicada através de 3 fatores: planejamento, orçamento e política de estoques. Esses fatores influenciarão no resultado final do processo de contratação. Se aplicados com excelência o resultado será um sucesso, caso contrário será um fracasso.  Vamos explicar esses 3 fatores detalhadamente:

PLANEJAMENTO: Deve ser traçado com responsabilidade e cautela. A autoridade competente define a necessidade de abertura do processo licitatório, e o pessoal da área técnica fica responsável em montar o termo de referência constando as especificações técnicas dos produtos ou serviços, e as quantidades são estipuladas de acordo com a necessidade da administração. O planejamento é fator primordial no processo de contratação, principalmente quando se trata de produtos de uso contínuo e cotidiano: material de consumo, material escolar e gêneros alimentícios para a merenda escolar.

ORÇAMENTO: É a previsão orçamentária da disponibilidade dos recursos financeiros. Trata-se de uma previsão, ou seja, os recursos ficarão disponíveis somente quando essa previsão se efetivar, através de transferências de recursos advindos da União, Estado ou pela arrecadação de tributos Municipais. Dentre os fatores que influenciam na eficácia das contratações, o orçamento é o que a Administração Pública tem o menor controle. Pois, o orçamento está intimamente ligado às discussões do Poder Executivo e Legislativo.

POLÍTICAS DE ESTOQUE: Material estocado gera custo para a administração. Portanto, recomenda-se ter o mínimo possível de material estocado. Esta política de estoque é denominada no meio logístico “just-in-time”. Ou seja, efetua-se a compra e o material permanece estocado nos fornecedores, planejando a entrega efetiva próximo de sua utilização. Essa política exige um planejamento eficiente, evitando transtornos no abastecimento dos produtos e dos serviços prestados. Fazer uma previsão dos itens e quantidades necessários, e quais os momentos de maior demanda, também é fundamental. Independentemente da periodicidade dos contratos, a data de entrega dos bens ou serviços deverão ser programadas o mais próximo possível da sua utilização.

Conforme material disponibilizado pelo Professor Róbison na plataforma da AVM, outros fatores têm influído no sucesso ou fracasso do processo de contratação. São eles:

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: Teremos maior eficiência e eficácia no processo de contratação ao montarmos equipes multidisciplinares. Devemos ser criteriosos na formação dessas equipes, incluindo servidores das áreas técnica, jurídica, administrativa e orçamentário-financeira. Dessa maneira, as possíveis discordâncias poderão ser resolvidas na fase de planejamento da contratação. Nessa fase, a chamada “fase externa” que as pessoas envolvidas terão a oportunidade de formar um pensamento único e coerente. Uma equipe multidisciplinar deve conter profissionais dispostos a enfrentar desafios para obter a eficácia, buscando o benefício da organização. Ocorrerão divergências de pensamento, mais serão saudáveis se resolvidas rapidamente. A contratação tem maior eficácia quando a equipe multidisciplinar estiver envolvida em todas as fases do processo de contratação. Faz-se necessário a criação de uma comissão Especial de Licitação, e também que a área técnica esteja representada. Vale ressaltar que somente a área técnica detém os conhecimentos necessários para o julgamento técnico. A formação de uma equipe exige a escolha dos melhores colaboradores, pessoas com visão inovadora que coloque todo seu talento e conhecimento à disposição do grupo para alcançar o objetivo global.

PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO: O planejamento por si só não garante o sucesso da contratação, e não devemos encará-lo como uma atitude formalista. O encaminhamento do processo administrativo às áreas envolvidas não representa um planejamento eficaz. Planejar significa prever possíveis falhas nas etapas subsequentes, daí a importância de reuniões frequentes das pessoas envolvidas para se anteciparem aos fatos. Se esses profissionais tiverem dificuldades em entender conceitos que não lhes são familiares, devem se esforçar para justificar de forma clara e objetiva as opções jurídicas, técnicas, administrativas, orçamentárias e financeiras do processo.

ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS MAIS FLEXÍVEIS: Uma contratação apresenta 3 fases: o planejamento, a licitação e o gerenciamento do contrato. Normalmente a Administração demonstra grande preocupação com a fase da licitação, e as demais fases ficam esquecidas ou deixadas em segundo plano. Isso prejudica a eficácia e o sucesso no processo de contratação. A interpretação dos dispositivos legais por parte dos gestores públicos tem uma dose de rigidez exagerada. Na maioria das vezes a ineficácia na contratação se deve a burocracia e aos procedimentos rígidos adotados pela Administração Pública. Faz-se necessário a adoção de procedimentos mais flexíveis, sem violar a lei. Se a legislação permite ao gestor dispensar determinada documentação esse privilégio deve ser utilizado em prol da administração.

“A legislação atual (Lei nº 8.666/93) em seu artigo 32, § 1º, permite que a documentação de habilitação seja dispensada, no todo ou em parte, principalmente no caso de Convite.

Por que não fazer uso dessa prerrogativa?
  

APRECIAÇÃO CRÍTICA:
O tema aqui estudado é de grande importância e relevância para os gestores da Administração Pública.

O fato de termos uma caminhada profissional ligada ao tema, vivida por alguns anos no setor público, podemos afirmar que poucos gestores têm conhecimento da visão sistêmica no processo de contratação.

No material pesquisado, o autor conseguiu provar de forma suficiente que a visão sistêmica tem influenciado no sucesso do processo de contratação nas organizações públicas.

O ponto forte do conteúdo estudado, foi explicitado nos 3 fatores importantíssimos no processo de contratação: planejamento, orçamento e políticas de estoque.

Segue um trecho do texto que comprova a apreciação crítica:

“Os principais fatores organizacionais que influenciam as contratações são o planejamento, o orçamento, a política de estoque adotada e os elementos constitutivos de qualquer organização (estrutura organizacional, processos de trabalho, tecnologia e pessoas)”.

Concordo com o autor em número, gênero e grau que o componente mais importante são as pessoas. São elas que através da sua experiência e bagagem acumulada no decurso do tempo, adotarão procedimentos imputando mais agilidade e eficiência nos processos. E ainda, utilizarão tecnologias inovadoras na prestação de serviços.

Por isso é fundamental que essas pessoas tenham a oportunidade de se qualificar através da participação em cursos, seminários, congressos, palestras e treinamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Essa resenha demonstrou a importância da visão sistêmica e seus fatores que influenciam no processo de contratação.

Podemos observar a carência de material disponibilizado do tema em questão, principalmente na Internet. Essa carência bibliográfica, talvez seja um dos fatores responsáveis pela falta de preparo dos gestores públicos no processo de contratação de suas organizações.

O presente trabalho corroborou num embasamento teórico, que se colocado em prática poderão surtir efeitos positivos no processo de contratação das organizações públicas.

Ficou comprovado que a eficiência e sucesso no processo de contratação estão atrelados aos fatores que fazem parte da visão sistêmica e que foram muito bem frisados no texto aqui estudado.

Podemos perceber tamanha importância na ênfase do planejamento, orçamento, políticas de estoque, equipe multidisciplinar, planejamento da contratação, adoção de procedimentos mais flexíveis e principalmente à valorização as pessoas no processo de contratação das organizações públicas.

    

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


CASTRO, Róbison Gonçalves de. Licitações, Contratos e Convênios. Brasília-DF, 2010.


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